Pilates – Power House

O método Pilates foi criado na década de 1920 durante a Primeira Guerra Mundial pelo alemão Joseph Pilates (o qual aplicava exercícios com mola p/ exilados, como ele, no campo de concentração); e tem influências como yoga, ginástica, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos.

Tem como método a “contrologia” ou seja, “equilíbrio entre corpo e mente é a chave para uma saúde sustentável” e tem seis princípios sendo eles: respiração, concentração, controle, fluidez, precisão e centralização (uso do “power house” ou “casa de força” do corpo).


O que é o Power House?

Power House pode ser descrito como o fundamento mais precioso do método Pilates. Podemos descrevê-lo como um “Cilindro de estabilidade tridimensional” ao redor da cintura, e fortalece-lo é o maior objetivo do Pilates.

Entre os músculos que compreendem a “Casa de Força” (power House), estão: o Transverso do abdome, os Multífidos (localizados ao longo da coluna, ao lado das vértebras), o Diafragma e os músculos do Assoalho Pélvico, em particular o Períneo

Para Joseph Pilates, o Power House era a parte mais importante do corpo humano.


Como ativar de forma  correta o Power House?

A melhor maneira de iniciar é posicionar o praticante em decúbito dorsal, membros inferiores com joelhos flexionados e pés apoiados no chão ou Mat e membros superiores relaxados ao lado do corpo.

Observar o posicionamento da coluna neutra, sem acentuar o arco lombar ou cervical.

Realizar uma inspiração profunda, expandindo a caixa toráxica e numa expiração profunda e prolongada:

  1. Fechar e abaixar as costelas, pressionando a coluna contra o chão ou Mat;
  2. Imaginar como se fosse levar o umbigo para as costas;
  3. Segurar levemente o fluxo urinário.

Assim, o praticante terá uma ativação completa do power house.

Durante a inspiração ele se prepara para o exercício e na expiração ele realiza o movimento.

No começo não é muito fácil, mas com o tempo o praticante fará essa ativação automaticamente. Isso trará maior benefício nas aulas e também nas tarefas diárias em casa ou em atividades esportivas estabilizando melhor a coluna. Enfim, melhorando a qualidade de vida.


Maiores benefícios da Ativação do Power House:

  • Estabilização central do tronco
  • Alinhamento da coluna, e consequente reeducação postural
  • Prevenção da incontinência urinária e fecal
  • Melhora da capacidade respiratória
  • Melhora do equilíbrio corporal
  • Alivio nas dores lombares
  • Diminui stresse, dores crônicas e tensão muscular
  • Previne futuras lesões
  • Define melhor a musculatura abdominal
  • Melhora a qualidade de vida do praticante