Massagem

Massagem Shiatsu, Aromaterapia e Auriculoterapia

massagemA naturologia (natu= natureza; logia= estudo) é uma ciência da área da saúde, em que o profissional naturólogo, estuda e utiliza técnicas terapêuticas naturais antigas, tradicionais e modernas, de forma integral (várias técnicas ao mesmo tempo e tratando corpo, mente e emoções), no intuito de promover, manter e recuperar a saúde do paciente. Aromaterapia, florais, acupuntura, shiatsu, auriculoterapia são algumas das terapias utilizadas que basicamente usam o equilíbrio da energia do indivíduo como princípio de cura.

No Brasil a Naturologia foi reconhecida no meio acadêmico nos anos 90. Sendo o primeiro curso criado em 1994, na Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde: “Doutor Bezerra de Menezes” – nome do curso: Naturologia Aplicada em terapias naturistas.

Alguns benefícios da Naturologia:

Ameniza e elimina problemas como:

- Insônia, ansiedade, estresse e depressão;
- Problemas gastrointestinais (gastrite, intestino irritável, refluxo...);
- Dores e desconfortos, musculares e articulares;
- Processos alérgicos (rinite, sinusite, faringite...).

Proporcionando:

- Maior entendimento da relação do paciente com o ambiente e a natureza;
- Autonomia e empoderamento dos processos de adoecimento e cura;
- Relaxamento físico e mental;
- Bem estar e qualidade de vida.


Terapia Ayurvédica

Utiliza-se da harmonia para alcançar a felicidade, verdade para a vida. Sistema terapêutico mais antigo do mundo, baseado em textos sagrados, concebidos por meio da expansão da consciência.

Ayurveda preconiza a saúde integral e privilegia a prevenção das doenças. Vida equilibrada, em harmonia com os ritmos da natureza, obtendo no sistema imunológico o melhor remédio.

Importante ressaltar que a base é o entendimento do ser humano como um conjunto corpo-mente-espírito, e o conceito que só há saúde no equilíbrio desses elementos.

O objetivo do trabalho é uma abordagem terapêutica, portanto não contempla a recomendação de medicamentos de uso interno. Assim, o enfoque é na alimentação, estilo de vida e hábitos saudáveis, juntamente com aplicação de procedimentos terapêuticos ayurvédicos externos.

Alguns procedimentos utilizados:

- Bhyanga: Massagem com óleos aquecido, nutrição da pele e equilibra os doshas e os corpos físicos mental e energético.

- Shirodhara: Fluxo contínuo de óleo morno na testa, provocando sensação de conforto e relaxamento.

- Garshana: massagem com ervas para revitalizar, esfoliar e melhorar a circulação do corpo, além de favorecer o corpo energético.

- Swedana: Sauna terapêutica, redução das toxinas. Utilizada após a massagem.

- Bastis Externos:

- Kati Basti: colocação de grande quantidade de óleo em um especie de ilha feita com massa de ervas. Utilizada para aliviar dores lombares, nos joelhos etc. Além do equilíbrio das emoções.

- Nasya: aplicação de óleo medicado nas narinas. Alivio para dores do ombro para cima, além de amenizar os desequilíbrios emocionais.